top of page

Menu

LEGISLAÇÃO

Constituição Federal

Constituição Estadual

Lei Orgânica Municipal

Processos Adm. 2015

Regimento Interno

Estatuto do Funcionario

- Resoluções

 

SESSÕES

Projetos de Leis Promulgados

Projetos de Resoluções

- Projetos de Emendas

- Requerimentos- Indicação

- Moções

 

FINANÇAS

CONTAS PÚBLICAS

LICITAÇÕES

CONCURSOS

EDITAIS

EXTRATOS

COMUNICADO

VEREADOR

O termo VEREADOR vem do verbo verear, que significa administrar, reger, governar. Modernamente, o sentido da palavra modificou-se, embora não se desligue do anterior, e passou a significar "membro da Câmara Municipal", "o que legisla para o Município". Portanto, Vereador é a pessoa que vereia, ou seja, é o cidadão eleito para cuidar da liberdade, da segurança, da paz e do bem estar dos cidadãos de seu Município.

 

EDIL era um antigo magistrado romano e, hoje, é aquele que cuida dos interesses do Município. Portanto, Vereador e Edil são sinônimos, como o são também Vereança e Edilidade. l

 

Pertencer à vereança ou à edilidade é o mesmo que integrar a Câmara Municipal. A função do vereador no dias atuais se reveste de grande importância e a tendência, ao que parece, é que tal se avolume, por uma razão muito simples: à vista do próprio aumento das tarefas pertencentes ao Município. A cada dia que passa vem ocorrendo à descentralização das tarefas do Estado brasileiro e tais atividades estão passando, aos poucos, para a esfera municipal.

 

O Poder Central há muito não vem dando conta de cumprir com tais tarefas e a solução tem sido descentralizar. E com esse movimento, as incumbências são passadas aos Municípios, que vão se deparando com situações agora novas e, para cumpri-las, é preciso ter regras. E essas regras são feitas pela legislação local, que passa fatalmente pela Câmara Muncipal e pelo Vereador.

Links úteis

VOLTAR
bottom of page